Temporada de cruzeiros ficará suspensa no país até 04 de fevereiro

Escrito por em 13/01/2022

A Clia (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) informou nesta quinta-feira (13/01) ter prolongado a  suspensão voluntária das operações nos portos brasileiros até 04 de fevereiro.

A medida foi tomada após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter recomendado ontem (12/01) a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros turísticos no país, em razão do “aumento exponencial” de casos de Covid-19 nessas embarcações, principalmente entre os tripulantes.

A Clia já havia suspendido temporariamente as operações, depois que a Anvisa recomendou a medida em 31 de dezembro após verificar que o navio MSC Splendida, atracado no porto de Santos (SP), e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de Covid-19 a bordo.

Segundo a Clia, a decisão de estender a suspensão temporária, no lugar de uma interrupção definitiva da temporada, “tem como objetivo a continuidade das discussões com as autoridades competentes a fim de alinhar as medidas necessárias para a retomada dos cruzeiros”.

Em nota, a associação disse que o setor de cruzeiros adota protocolos mais rígidos do que a maioria das indústrias, sendo o único que monitora e coleta os casos de Covid-19 e os relata continuamente aos órgãos competentes. De acordo com a Clia, todos os tripulantes e passageiros devem estar vacinados e apresentar testes negativos para a doença para que possam embarcar.

FONTE: R7